31 janeiro 2007

Reflexos

Tania acordou ou caiu no sono, como todos os dias.

Foi até o banheiro e se olhou no espelho
Perguntou para si mesmo quem era
Respondeu sorrindo e seu reflexo ouviu
Olhou fundo nos seus olhos
E viu em suas pupilas lembranças de seu passado
Das loucuras que fizera
Dos amigos que a salvaram
Dos que a deixaram
Dos que zombavam das remelas nos seus olhos
Lavou o rosto
Estava nostálgica
Tomou os remédios
que destacavam o peso da idade sobre os ombros
Olhou o corpo mal-dormido
de camisola comprida, do pescoço até os joelhos
e tentou calcular quanto tempo fazia
que não vestia um vestido decotado
uma saia curta
um sapato aberto
E lembrou das festas de seu último emprego
onde os convidados a julgavam
com palavras azedas
Escovou os dentes
Sentou no vaso
e pela primeira vez percebeu
o quanto havia se limitado
por gente que lhe abria os braços
e enquanto acreditava receber um abraço
estava sendo proibida de passar
Ligou o chuveiro e se despiu
Se olhou no espelho
e decidiu que os desaforos que carregava na memória
eram mentiras
Se levou pra cama
e consumiu seu desejo por um eu melhor
Descobriu mais uma vez que se amava
E foi comprar um vestido
mesmo com o saldo zerado
da conta de uma recém-desempregada


Anita acordou ou caiu no sono, como todos os dias.

Foi até o banheiro e se olhou no espelho
Porque às vezes
o amor está a apenas um reflexo

7 comentários:

Anônimo disse...

omg, muito bom fou @@

"e pela primeira vez percebeu
o quanto havia se limitado
por gente que lhe abria os braços
e enquanto acreditava receber um abraço
estava sendo proibida de passar"

^ Melhor parte \o/

Unknown disse...

tb achei essa a melhor parte :)

naum me olhei no espelho ainda hj (8:20, ainda eh mtu cedo).


Vou fazer uma macumba pra tu ir no planeta

Rcoster disse...

Ist Tania gestörben? :P

Luiz Madeira disse...

Que lindo Fou... No Words

Pedro H. Reschke disse...

Opa, li isso faz um tempo e fiquei de comentar, aí resolvi passar aqui descaradamente pra pedir pra tu ir lá no QM e ler meu post, mas pensei que seria justo se eu comentasse o seu antes. Oh well.

Gostei principalmente da estrutura do poema. Nada de uniformidade, nada de padrões - um tipo de "prosa em verso", se é que isso faz algum sentido hehe.

O modo que você fala da intimidade dela de uma forma direta também é marcante... quase rude (não me lembro de muitos outros poemas que descrevem diretamente o ato de sentar no vaso. :P )

Isso pra não falar do tema do poema em si, claro, a comercialização da vida, atual como nunca. Muito bem retratado, o lance da mulher excluída desse culto se virando para o comércio para se curar. Bastante paradoxal.

E acho que deu pra perceber que eu me dou melhor resenhando filmes do que poesias. =D

agora paça la nu mey koe rsrsrs

Samantha Pinotti disse...

Me fez pensar que eu preciso melhorar muito...

realmente, o amor esta num reflexo, e eu amo a pessoa errada...

bjos

Moralles disse...

opa... estou passando pra dar uma espiada!

Tania e Anita, anagramas!
Reflexos realmente...