04 novembro 2005

Bálsamo

[Post Categoria: Conto]
- Me conta uma história de amor - ela me pediu.

Estávamos sentados debaixo de uma árvore, em um bosque silencioso, perto de casa.
O sol amenizado pelas árvores e uma pequena pilha de amoras recém colhidas ao lado.
Deitou no meu colo e esperou uma resposta.

- Uma história de amor... - inclinei a cabeça para trás, pensativo - mas só conheço histórias de amor tristes, você não
vai querer ouvir uma história triste de mim!
- E que história de amor não é triste?

O argumento era forte. Lembrei de uma antiga história, dos tempos de reis e rainhas.

Há muito tempo atrás, havia um reino muito pacífico, com um povo sadio e trabalhador, que tinha comida na mesa todo o dia, pois seu velho rei era muito gentil, e sabia como equilibrar seu desejo por riquezas com a necessidade do povo.

Seu filho, Tristan, estava apaixonado por uma moça que vivia no castelo, nobre, linda, de cabelos negros, olhos verdes e roupa clara como a luz que transmitia. Tímido, certo dia o rapaz teve uma idéia. Antes de acordar, plantou uma espécie rara de orquídea em um lindo vaso, muito grande. Deixou-o no corredor, ao lado da porta do quarto onde vivia Elpis, junto com um bilhete.

Ao amanhecer, Elpis percebeu o presente, e leu a mensagem deixada por seu pretendente:

"Estou perdidamente apaixonado. Espero que me perdoes por ser direto, mas sou muito tímido, e espero que aceite este humilde presente. Dentro do vaso, há uma flor quase tão linda como você, que irá crescer saudável e forte, assim como espero que crescerá nossa relação. Regarei e cuidarei dela todos os dias. Caso você não esteja disposta a tentar, apenas desplante a semente. Do seu amado, Tristan"

O tempo passou, e a semente começou a germinar. Tristan e Elpis se amavam cada vez mais conforme se conheciam. A planta florescera, frondosa, e foi mantida como um símbolo do amor entre os dois, muito bem cuidada. Até que um dia, o rei, pai de Tristan, faleceu. Ambos ficaram muito tristes com a notícia, e ficaram abalados com a posição que Tristan teria que substituir. Seu pai fez muito pelo povo, e agora ele teria que continuar.

Tristan e Elpis se casaram e assumiram o governo do reino. Mais de uma década se passou e situações difíceis vieram. Uma doença se estabelecera no reino, e Tristan não era capaz de cuidar de seu povo. Não haviam mais animais sadios, nem a bela paisagem que antes cobria o lugar. Tristan começou a poupar riquezas para cuidar da nobreza e de si mesmo, cortando todos os gastos possíveis.

Um dia, Elpis acordou, saiu de seu leito e percebeu que a planta estava seca, quase morta. Foi até seu marido e perguntou:

- Querido, o que houve com nossa flor? Ela está muito seca, quase morrendo.
- Ah, eu ia lhe contar querida: demiti o jardineiro

4 comentários:

Anônimo disse...

muito bom sério
tu que fez?

Anônimo disse...

time*mind
--------- = balance
fellings

Anônimo disse...

Ahhhh Diogooo!!! Como q tu me termina a historia assim do nada?!?!!?
Eu jah tava pronta pra ler paginas e paginas da historia, tava taum boa...

Anônimo disse...

tu disse q tava com vontade de escrever ontem e q ia posta, dae eu vim aki ovi mais historias e tu naum posto :/
se seguir assim vai demorar pra ti pode juntar os posts e fazer um livro...